O regulador francês responsável pela área da concorrência e do consumo anunciou uma multa de cerca de 4,3 milhões de euros às cadeias francesas Intermarché, Carrefour e Systeme U. Segundo avança a agência Reuters, as três retalhistas não cumpriram os prazos estabelecidos para a assinatura dos contratos anuais com fornecedores.
A penalização mais pesada vai para a empresa Interdis do Carrefour: terá de pagar 2,93 milhões de euros ao regulador. À U Enseigne Coopérative (Systema U) cabe a liquidação de uma multa de 1,14 milhões de euros e à ITM Alimentaire International (Intermaché) 211 mil euros.
O valor da multa tem por base o atraso de cada uma das retalhistas, bem como as respectivas previsões de vendas. A Direction Générale de la Concurrence, de la Consommation et de la Répression des Fraudes (DGCCRF) considera que “não assinar o acordo dentro do período estabelecido deverá fortalecer a balança do poder a favor do distribuidor”.
A mesma agência noticiosa justifica a decisão da DGCCRF com uma promessa de Emmanuel Macron: o presidente francês garantiu aos agricultores – uma fatia importante do eleitorado de França – que desenharia uma lei capaz de responder às suas queixas relativamente a margens baixas e guerras de preços com os supermercados.












